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14/12/2012


Setap inicia cadastro e recadastramento do passe livre

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O benefício está sendo emitido na sede do Setap e nas agências do Superfácil. O usuário não paga pela retirada do cartão

Idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais interessados em fazer cadastro ou o recadastro do passe livre, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) iniciou o processo de renovação e emissão de primeira via do benefício. A novidade deste ano é que para proporcionar segurança ao usuário, impedir falsificação e facilidade de identificação na hora do embarque, o material das carteiras mudou.

Anteriormente a emissão do passe livre era feita pela Secretaria de Transportes do Amapá (Setrap) nas agências do Superfácil. Com a identificação do alto índice de cartões apreendidos nos coletivos por falsificação, o Setap fechou parceria com o Setrap para confeccionar as carteiras.

Segundo o gestor de bilhetagem Artur Sotão, durante as fiscalizações nos ônibus muitas carteiras apreendidas estavam sendo utilizadas por pessoas que se passavam pelo titular. “Os impostores tiravam até cópia da carteira para se passar pelo titular do cartão, sem tempo de olhar no rosto e na foto do passageiro os motoristas não conseguiam identificar na entrada do passageiro a fraude. Por essa razão que nos preocupamos em emitir a carteira em material PVC ou eletrônico”, explicou Artur.

Postos de atendimento e emissão gratuita
Para fazer o cadastramento e recadastramento os interessados devem se dirigir até as agências do Superfácil munidos de documentos, no caso do idoso, devem levar identidade e comprovante de residência, portadores de necessidades especiais devem apresentar junto à documentação um laudo médico. Após a entrega da documentação é feito um pré-agendamento para o usuário poder ir até a sede do Setap fazer a foto utilizada na confecção da carteira. No prazo de dez dias o titular recebe o cartão. O serviço é totalmente gratuito, o usuário não paga para obter o benefício.

Quem tiver pressa na emissão da carteira pode ir direto à sede do Setap solicitar o cartão. O usuário que faz todo o processo no Setap recebe o passe livre no prazo de 24 horas. O usuário do interior do estado também pode procurar as agências do Superfácil para solicitar carteira. Sendo que devido o Setap atender somente na capital quem fará a entrega do cartão será o próprio Setrap nos postos de atendimento dos municípios.

Unificação do serviço
Segundo Artur Sotão, o idoso não é obrigado a retirar o cartão de passe livre do Setap uma vez que a Lei Federal garante passagem gratuita para quem tiver idade igual ou superior a 65 anos. Contudo, a Lei Estadual do Amapá e do município de Macapá garantem o benefício para pessoas com idade a partir de 60 anos.

Com a parceria entre Setrap e Setap o serviço foi unificado. O cartão de passe livre passou a ser intermunicipal, ou seja, é válido em todo o Estado. “O usuário pode usar a carteira dentro da cidade de Macapá e para viajar para outros municípios”, destacou Artur.

Validade do benefício
Conforme a Lei estadual e a municipal de Macapá pessoas com idade igual ou maior que 60 anos têm direito ao passe-livre do idoso, que garante a gratuidade da tarifa urbana. Os assentos preferenciais no interior do veículo são destinados a idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com crianças de colo. Os demais passageiros devem ceder o assento para eles. (Alexandra Flexa/aGazeta)



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