23/09/2011
Beneficio do estudante volta a ser creditado em cartão
Em audiência realizada na última quarta-feira (21), no Ministério Público do Estado, entre Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) e Sindicato das Empresas de Transportes e Passageiros do Amapá (SETAP), definiram o uso do beneficio da meia passagem.
Reavaliar o termo de Ajustamento de Conduta 001/05, referente ao quantitativo de passagens escolares utilizada pelos estudantes era a principal meta.
O gestor de bilhetagem do SETAP, Artur Sotão, levou a proposta de resgatar o antigo processo, que consiste ao aluno carregar os créditos no seu cartão. O objetivo é evitar que dinheiro circule nos coletivos, evitando possíveis assaltos.
Para isso, o Sindicato vai disponibilizar cinco postos na cidade. E em 2012, implantar a compra de créditos através da internet.
Acordos – Após a audiência, ficou acertado que cada aluno vai disponibilizar 104 créditos de passagens por mês para cada usuário, o que corresponde a quatro passagens diárias.
Outra medida a ser tomada é quanto a fiscalização referente a utilização do cartão magnético. O cobrador de ônibus ganha autonomia de identificar e reter o cartão em caso de uso incorreto, ou seja, de terceiros. O Setap vai disponibilizar fiscalização e informações em todos os coletivos sobre as mudanças. Em caso de irregularidades, uso de terceiros ou falsificação, poderá o infrator ter o cartão bloqueado e encaminhado aos cuidados da justiça. “Dessa forma, os pais vão limitar os créditos dos filhos, carregando mensalmente o número de passagens, e outro, também essa nova regra facilita o troco nos coletivos”, disse.
O Instituto de Defesa do Consumidor (PROCON) deve ser procurado pela direção do Setap para acompanhar o processo de inserção do programa de compras de créditos nos postos e na internet.
<<Voltar